Quem não se envolve, não se desenvolve

Cada paciente é uma história, e é com muita emoção que me envolvo em cada uma delas. Conhecer a si mesmo e ajudar outras pessoas a se conhecerem é um privilégio e uma grande realização.

Depoimento 1

Passar pelo processo de luto não é fácil, são estágios diferentes, uma mistura de sentimentos que vem no coração e na cabeça. E fora passar ou estar passando pelo luto, outros sentimentos estavam me preocupando, me afetando… mas sem perceber que realmente precisava de ajuda, fui em busca de ajuda para meu marido, e foi então que fui descoberta, que precisava da ajuda de um profissional. 

As conversas iniciais já davam um certo alívio, mas o coração e a mente ainda sentiam dor… sim dor por está carregando uma ferida aberta, sensações estranhas. E nas conversas, nos desabafos que fui entendendo o que estava acontecendo comigo, e procurando respostas. 

A terapia EMDR começou a fazer parte das sessões no âmbito de auxiliar a curar minhas dores, eram momentos que ao fechar os olhos e escutar alguns sons diferentes, me fez a entrar no meu íntimo, me conhecer melhor e então entrar nas situações que ali estava para resolver.

 Pela questão do luto que era minha dor maior, aqueles momentos com os olhos fechados, sentia estar perto dos meus pais, a tentar entender tudo que estava acontecendo, a deixar a dor ir embora, a confiar mais em mim, a querer me fortalecer. 

A terapia ajudou muito a sentir confiança. Foram momentos de relaxamento, de conhecimento, de cura. Confesso que o período que tivemos os encontros, contribuiu muito para meu crescimento pessoal, espiritual e profissional. O recomeço foi difícil, mas a fé em Deus, a família abençoada que tenho e a terapia não deixaram desistir.

Meu muito obrigado a grande profissional Rosangela, obrigada pelo carinho comigo!

Depoimento 2

Ao longo de toda a vida convivi com sintomas de transtorno de ansiedade, mas foi na adolescência que esses sintomas se tornaram mais agressivos, em razão disso acabei desenvolvendo uma anorexia e tive minha primeira grande crise, também foi nessa época que veio o diagnóstico de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Minhas condições financeiras naquela época, combinadas com a falta de recursos disponíveis na cidade onde morava não ajudaram muito no tratamento, o médico que realizou o diagnóstico, que não era um especialista em psiquiatria, me receitou um ansiolítico e me preveniu de que o medicamento apenas ajudaria a tratar os sintomas, mas não trataria a causa, já que se tratava de um “transtorno do comportamento”.

E, como diz o provérbio popular, “o que não tem remédio, remediado está”. Portanto, fui aprendendo a lidar com os sintomas e seguindo a vida. Mas logo aprendi que os sintomas eram apenas válvulas de escape, então quando eu aprendia a lidar com um, a mente criava um novo e o processo recomeçava, ou seja, nunca tinha fim.

Foi apenas próximo de completar 40 anos, e com a vida bastante tumultuada, que tive condições de procurar um psicólogo e iniciei uma terapia. Minha terapeuta seguia a linha Junguiana e, apesar de ter ajudado bastante, eu sentia que os benefícios vinham de forma muito morosa e nós, os ansiosos, não somos muito “pacientes”, com o perdão do trocadilho.

Em meados de 2020 uma amiga, que também estava passando um momento tribulado da vida, me confidenciou que a terapeuta dela usava uma técnica diferente e que ela tinha gostado bastante, foi quando ouvi falar do EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) terapia de Dessensibilização e Reprocessamento por Meio de Movimentos Oculares pela primeira vez.

Fiz uma pesquisa a respeito e achei interessante. Mas, como boa cética que sou, antes de me aventurar em uma seção usando a técnica, primeiro li uma tese de doutorado, de uma conceituada universidade, em que essa técnica era usada em pacientes que estavam passando pelo processo do luto e, segundo o estudo, os benefícios do EMDR nesses pacientes foram bem consideráveis, então decidi iniciar um tratamento com o uso do EMDR.

Confesso que, mesmo tendo iniciado a seção com bastante ceticismo, minha primeira experiência com o EMDR foi bastante impactante. Mesmo tento aprendido a lidar com os sintomas da ansiedade, sempre me perguntei o porque eu era daquela forma e como eu não conseguia as respostas isso gerava bastante frustração e, claro, mais ansiedade. Acredito que a grande maravilha que o EMDR fez por mim foi me dar essas respostas.

Ao longo do tratamento, conforme eu revisitava minhas memórias, aquelas que armazenavam os traumas pelos quais fui passando ao longo da vida e que eram acessadas quando algum gatilho era disparado, fui entendendo que, com tantos estímulos que tive durante a vida intra uterina e na primeira infância era absolutamente natural que eu tivesse desenvolvido um transtorno de ansiedade, isso certamente foi o grande divisor de águas no meu tratamento e na forma como passei a encarar a ansiedade. Diante desse entendimento, lidar com os sintomas passou a ser absurdamente mais fácil e só o fato de eu não ficar mais questionando o porque eu era daquele jeito já era uma grande conquista. 

De acordo com tudo que já estudei a respeito, os transtornos de ansiedade não têm cura, não é algo que se toma um remédio ou se faz uma cirurgia e o problema é resolvido. No entanto, a terapia com o EMDR fez com que eu aprendesse que a lidar com os “gatilhos” de uma forma muito menos árdua e isso faz com que os sintomas não sejam mais tão avassaladores. Diante de tudo isso, posso afirmar que, sem sombra de dúvidas, a terapia com o EMDR tornou minha vida muito mais leve e, depois e tantos anos “lutando no escuro” contra a ansiedade, e isso é realmente fantástico.

Depoimento 3

Experiência com a abordagem EMDR: A EMDR está me ajudando a me conhecer mais, a superar a depressão e me libertar da dependência química. Minha última experiência foi incrível eu cresci achando que não era amado pelo meu pai, na última sessão e o mais incrível que isso foi em uma única sessão eu consegui perceber o quanto meu pai me ama e ainda consegui liberar o amor do passado e seguir a vida. 

Este atendimento me trouxe três momentos, i) pude sentir e perceber como um filme como fui amado e cuidado pelos meus pais desde criança, como fui rodeado de amor e fraterno esse filme me mostrou o quanto fui preparado para os problemas da vida, que tudo que eu precisava para lidar com eles estavam dentro de mim.

 ii) no segundo momento é como se eu estivesse passando por uma tempestade e de fato eu estava quando cheguei no atendimento, todavia o primeiro momento me mostrou que eu estava pronto para lidar com essa tempestade, isso eu não enxergava. iii) o terceiro momento me me trouxe uma paz de espírito enorme, organizando minhas emoções e me mostrou que a tempestade passa e aí vem a calmaria. 

A EMDR é magnífica está me fazendo muito bem e quero falar isso para o mundo, hoje me sinto mãos forte, seguro e vejo o quanto sou amado. Estou vivendo um dos melhores momentos da minha e muita gratidão a Dr.@ Rosângela Martins por estar me conduzindo a olhar para mim e poder viver tudo de melhor que eu mereço.

Depoimento 4

Quando iniciei meu tratamento com a Rosangela, eu já havia passado por 4 psicólogos(as) diferentes.

Eu estava passando por um processo de muita dor e sofrimento psicológico devido ao meu trabalho. Constantes ameaças de demissão, pressão absurda por metas inatingíveis e para piorar devido a um erro de sistema um cliente foi prejudicado financeiramente e me ameaçou de morte. E meu gerente não fez nada. Deixou todo o problema nas minhas mãos.

Junto a tudo isso eu ainda estava com problemas no casamento. Brigas, discussões, uma traição e por fim o termino.

Em um dado momento não aguentei e desabei. Fui afastado do trabalho por diagnostico de síndrome do pânico e depressão.

Eu estava fazendo acompanhamento com psiquiatra e ela me indicou a Rosangela.

Foi quando conheci o EMDR. Aliado as técnicas de conversa e percepção da realidade, a qual a Rosangela é perfeita, o EMDR me tirava o medo, a angustia, os sentimentos de morte e me fazia relaxar. Por vezes eu chegava no consultório chorando, sem ter um rumo, sem saber o que fazer para controlar meus sentimentos. 

E o EMDR foi a única técnica que me ajudou. Parecia que eu me conectava aos meus sentimentos mais íntimos e verdadeiros que ficaram guardados esperando para me ajudar. Ao final das consultas eu saía mais forte, mais confiante que tudo era passageiro. Conseguia entender que era uma fase. Difícil mas era uma fase.

Não foi fácil. Mesmo tomando remédios eu demorei para conseguir me libertar dos meus traumas e “demônios”. E todas as técnicas foram usadas, com sons, luzes e movimentos das mãos. Cada dia era um processo diferente para me acalmar. E novamente afirmo, se não fosse essa técnica possivelmente eu estaria com problemas até hoje pois os outros psicólogos em quase nada me ajudaram.

Hoje faço acompanhamento apenas como forma de manter tudo o que conquistei e por todo respeito que adquiri pela profissional.

Posso dizer sim que o EMDR mudou minha vida.

Depoimento 5

Já havia feito terapia antes da EMDR, estava num momento muito difícil sofrendo com transtorno de estresse pós traumático, ansiedade e depressão, fazendo tratamento psiquiátrico. Na época estava afastada do trabalho e do convívio social, não conseguia chegar perto do trabalho que já começava a ter crise de choro e falta de ar. Fui orientada pela médica da junta-médica a procurar pela abordagem EMDR, até então não tinha conhecimento. Pesquisei a respeito e achei interessante, havia uma profissional muito conceituada que atendida em Ji Paraná, e até cheguei a conversar com a secretária para marcar uma consulta, mas pouco tempo depois decidi ir embora do país. 

A depressão veio comigo, e nada mudou internamente, mas a rotina me ajudava a sair da cama, estudar e trabalhar, até que 8 meses depois começou a pandemia, tive que cancelar a viagem de retorno ao Brasil, ficamos literalmente trancados, após meu primeiro mês trancada em casa sem poder sair para nada, a preocupação com a minha família, a insegurança do amanhã, e o fato de não conversar com ninguém sobre meus sentimentos, meu corpo começou a reagir à ansiedade que eu ocultava. Comecei a ter sangramentos e hematomas pelo corpo, mais de 60 de uma só vez. Fiz vários exames e nada constatado, estava me sentindo mal, desolada e comecei a me sentir mais depressiva, e ter crises de ansiedade. Então, decidi contatar a psicóloga Rosângela, uma vez que já havia possibilidade de atendimento online.

Cada sessão tratamos algo em mim, desbloqueando minhas memórias, liberando os sentimentos negativos que estavam presos dentro de mim, como a angústia, a dor, a raiva, o desejo de vingança.  Tratamos a minha criança interior ferida, descobri todas as minhas partes que estavam fragmentadas, me curei de muita coisa do passado, desbloqueei memórias que eu nunca imaginava que lembraria, e ressignifiquei memorias que me machucavam. Comecei a trabalhar também o presente momento, pra construir experiências positivas.

O processo terapêutico alcançou resultados mais rápido do que outras abordagens que fiz, os exercícios são excelentes para a reprocessamento das memórias, pois quando pensamos no fato, lembramos do lugar seguro, ao qual a terapeuta nos dirigiu. Conseguimos definir a intensidade com a qual aquele fato nos afeta, antes e depois do tratamento, através de uma escala. Comecei a construir crenças positivas sobre mim, e parar de me culpar por tudo. Aprendi a identificar quando uma emoção está me afetando fisicamente, pela forma como a terapeuta nos conduz a buscar no corpo a sensação provocada pelo acontecimento durante o processo.

Em poucas sessões de EMDR consegui alcançar resultados muito positivos que me fizeram ter uma qualidade de vida mais saudável psicologicamente, aprendi a ter mais amor, compreensão e empatia por mim mesma, diminuir as cobranças internas, perdoar e aceitar cada parte de mim, elevando meu sentimento de completude. Hoje posso me declarar curada de muita coisa que acreditei que sofreria para sempre.

Depoimento 6

Comecei com a ro em julho de 2021.. desde então, ela tem me auxiliado em diversos pontos da minha vida de extrema importância para meu crescimento, tanto profissional, quanto intelectual. suas técnicas como EMDR e agora a hipnose me trouxeram resultados muito positivos. as músicas do EMDR e o relaxamento da hipnose foram sem dúvidas essenciais nos momentos que mais precisei. a ro é uma excelente profissional/amiga no qual só tenho a agradecer para a vida toda!

Depoimento 7

Eu faço terapia EMDR  a mais de um mês com a Dra. Rosângela Martins , e a vinte dias atrás ,eu fui diagnosticada com pólipos e ovários micropolicísticos .

A Dra Rosângela, realizou um protocolo de cura, das cores.

E no dia 31/10 fiz um novo exame onde a médica não encontrou, mais nenhum vestígio da doença ,inexplicavelmente.

Sou muito grata a Dra Rosângela Martins pela sua maestrias, e agradeço muito por ser paciente de um terapia em EMDR que tem total eficácia nos protocolos aplicados . A EMDR funcionou comigo 100%.

Obrigada Dra Rosângela por ser minha psicóloga

Detalhe, os ovários micropolicisticos , eu estava tentando tratamento a mais de três anos , onde através da Dra Rosângela Martins ,com a terapia EMDR , eu consegui a solução para o problema!

Depoimento 8

Conheci a doutora Rosângela através da indicação de um aluno que ela era orientadora na faculdade, sendo este aluno meu pai.

Embora a terapia pareça ter sido curta (6 sessões), pra mim foi um processo longo e demorado. Processo esse que me fez enxergar que mesmo machucada eu conseguiria reagir, que meu caos interno era passível de cura. Me fez enxergar meu potencial como mãe, profissional e mulher!

Através das sessões eu pude aprender técnicas para controlar meu emocional de forma a não ter episódios de crise de ansiedade longos, como era antes.

Me ensinou que a vida é simples e pode sim ser leve, basta olharmos pra dentro de nós com amor e carinho, que o resto a gente conquista aos poucos, sempre com persistência .

Sendo assim, sou grata por tanto que me ensinou em tão pouco tempo, por tantas ferramentas que me deu para que eu pudesse estar tão leve hoje. Só tenho a agradecer! E como sei que ainda há muito a ser aprendido, sempre que eu precisar, sei onde procurá-la.

Depoimento 9

Venho aqui relatar um pouco sobre um momento da minha vida bastante complicado, 2022 pra mim doe marcado por um série de quedas, de feridas mal cicatrizadas que ao longo do tempo vieram me fazendo sofrer e que por achar que poderia machucar acabei me machucando.

Cheguei num ponto onde a vida não fazia sentido, não existia alegria, nem perspectiva de vida, os sonhos foram sendo deixados numa caixinha e cada vez mais distante de mim, família ,amigos deixaram de ser essenciais na minha vida e o fim pra mim foi quando senti que não havia necessidade de viver e passei a ficar imaginando como seria com quem meus filhos ficariam melhor, quem poderia suprir minha ausência, ficar perto de pessoas já me incomodava muito, fiquei ouvindo sons mais altos do que estavam ,vozes me incomodava a ponto de precisar sair de perto, prefira o silêncio e a solidão sentia dores intensas e cheguei a super dosar em medicamentos por várias vezes

Foi aí que procurei ajuda mesmo sem acreditar que tivesse algo a ser feito 1 ano em tratamento psicólogo e psiquiátrico, neste período conheci Rosângela psicóloga EMDR uma profissional que me ajudou muito em tentar me encontrar e entender que existia algo muito além do que estava enxergando e que tinha solução sim….através de suas abordagens passei sim a voltar a acreditar, até mesmo a trabalhar (afastada no início do tratamento há 3 meses do trabalho) hj sei que ainda preciso de acompanhamento, mas entendo a gravidade do problema e me policiar quanto aos sentimentos e ações.

Agradeço a Deus pela oportunidade de viver, de sonhar de me reconhecer e depois aos profissionais em especial a Rosângela psicóloga que me deram apoio neste momento.